AROCS É O CAMINHÃO NASCIDO DA FORÇA
Arocs é a tecnologia que nasceu da força e chegou para trazer inovação e muito mais robustez para as operações mais pesadas, na mineração e na construção civil.
O novo caminhão 8x4 da Mercedes-Benz tem 58 toneladas de PBT de capacidade e vai ser a referência nas utilizações mais desafiadoras, destacando-se pela disponibilidade e produtividade por tonelada transportada.
Pura evolução: capacidade do Arocs
Produtividade e capacidade de carga são dois pontos imbatÃveis do Arocs.
Desenvolvido especialmente para o trabalho pesado, os itens de série permitem que o modelo se destaque na categoria, com seu PBT de 58 toneladas, capacidade de carga dos eixos dianteiros de 9 toneladas por eixo e, na traseira, 20 toneladas por eixo.
O Arocs evoluiu muito em relação ao Actros 4844. Aumento de 10 toneladas no PBT, cabine estendida mais espaçosa, motor OM 460 produzido no Brasil com maior potência e torque, e a simplicidade do sistema de fixação das suspensões dianteiras, entre outras inovações.
Inovações que fazem a diferença
Desenvolvido pensando no trabalho mais pesado, o Arocs conta com itens de série essenciais para o seu negócio.
Cabine
Interior com mais conforto, tecnologia e praticidade.
A cabine do Arocs mostra o que distingue um posto de trabalho moderno. Com ergonomia exemplar, grande funcionalidade e muitos outros detalhes novos e práticos, que tornam o trabalho árduo simplesmente mais fácil.
A cabine ficou mais confortável e funcional, com 2 porta-objetos grandes atrás dos bancos e uma pistola de ar comprimido para o motorista fazer a limpeza após a troca dos turnos de trabalho.
Merece destaque o seu painel moderno e prático, display com tela de 10,4 cm em TFT, além de volante multifuncional, banco pneumático com várias regulagens e cinto de segurança integrado, freio de estacionamento eletrônico, chaves com controle remoto, alavanca de marcha na coluna de direção, ar-condicionado analógico ou digital, preparação para câmera de ré e PX, entre outros itens.
Tudo isso para proporcionar o maior conforto e praticidade ao operador, aumentando sua produtividade.
Itens de Segurança
Nova Cabine
Com conceito célula de sobrevivência, é uma cabine com estrutura reforçada e testada para proteger o motorista e que atende à legislação ECE R29 de segurança.
Retarder Voith
Oferece cerca de 900 cv de potência máxima de frenagem, com mais segurança e menos manutenção na mineração. Reduz em 70% o acionamento do freio de serviço e possibilita maior velocidade média de trabalho.
EBS + ABS + ASR + EBD
O sistema EBS – Electronic Brake System é responsável pelo Gerenciamento de Controle e Monitoramento do Sistema de Freio do Arocs, no qual estão integrados o sistema ABS – Antitravamento das Rodas, o Sistema ASR – Controle de Tração, e o Sistema EBD, de Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem Entre os Eixos.
Todos estes sistemas integrados proporcionam maior segurança ao motorista na condução do veÃculo, além de contribuÃrem para a redução dos desgastes dos pneus.
HSA – Assistente de Partida em Rampa
Uma tecla no painel aciona o freio por até 3 segundos, para que o motorista possa tranquilamente tirar o pé do freio e começar a aceleração sem que o caminhão ande no sentido oposto ao desejado.
Freio de Estacionamento Eletrônico
Oferece maior segurança na operação e minimiza eventuais acidentes. De fácil manuseio, com acionamento por botão e alavanca e ativação automática quando o motor é desligado e/ou a porta do motorista for aberta involuntariamente com o veÃculo em movimento. Atua em 3 eixos do caminhão (2º eixo dianteiro e nos 2 traseiros).
O Arocs também tem aviso sonoro de marcha a ré e de parada de emergência, e tem disponÃvel uma preparação para instalação de câmera de ré, com a tela do painel já configurada para receber e transmitir a imagem.
Para-choque e Faróis
O para-choque do Arocs é tripartido e com os cantos em aço-carbono. Por ser segmentado, em uma eventual quebra, é possÃvel substituir somente a parte que quebrou.
No conjunto óptico, está integrada a “luz diurna†em LED, que acende automaticamente assim que o motorista dá a partida no caminhão.
Pneus OTR e rodas reforçadas
Um dos diferenciais do caminhão, essa roda especial e mais reforçada é produzida com uma liga de aço de alta resistência e tem capacidade de carga de 5 toneladas por roda.
Além disso, temos os pneus OTR na medida 325/95 R 24, que possuem um perfil com sulcos mais profundos que proporcionam uma maior aderência ao solo e tração aos eixos. Conjunto perfeito para os terrenos irregulares.
Sistema Elétrico
Os chicotes elétricos do chassi foram desenvolvidos exclusivamente para os ambientes da mineração, com uma capa de proteção corrugada em maior parte de sua extensão e seus conectores reforçados e bastante vedados.
Desenvolvido pensando em proteger a fiação contra poeiras e outras sujeiras do ambiente e possÃveis atritos com as longarinas do chassi causados pela vibração excessiva do caminhão na operação.
Suspensões
Suspensão Dianteira e Sistema de Direção
Mais robustez e eficiência, propiciando uma condução suave e segura para o motorista. Composta por molas parabólicas de 4 lâminas, tem uma capacidade de carga de 9 toneladas cada conjunto, e suas molas são independentes e fixadas por jumelos, com um mecanismo bem mais simples que a versão anterior e com maior durabilidade e facilidade de manutenção.
O sistema de direção possui apenas 1 bomba de alta capacidade e cilindro auxiliar com 82 mm de diâmetro. Proporciona um sistema mais eficiente e robusto.
Suspensão Traseira
A Suspensão Traseira também é composta por molas parabólicas e ficou ainda mais robusta, por suas lâminas estarem mais largas.
Conta com apoios de borrachas nas extremidades, que proporcionam maior absorção de impactos devido a irregularidades da estrada e menor ruÃdo, além de barras estabilizadoras mais reforçadas proporcionando maior rigidez e estabilidade ao caminhão.
Motor OM 460
Produzido no Brasil, o motor do Arocs é o OM 460 de 13 litros com 6 cilindros em linha, com 510 cv de potência e um torque de 2.400 Nm.
Esse motor também é utilizado nos veÃculos Actros rodoviários da Mercedes-Benz e sendo muito fácil encontrar suas peças nas concessionárias, além da confiabilidade herdada do OM 457.
Sua manutenção é muito simples, e o custo de reparo é baixo, já que seu intervalo de troca de óleo foi aumentado para 1.000 horas com óleo mineral.
Câmbio G 340 – 12
O câmbio disponÃvel para o Arocs é o Mercedes G 340 de 12 marchas, sem anéis sincronizados, e sua automação foi totalmente desenvolvida para operações de mineração.
Vem com muita tecnologia embarcada, força e inteligência, e suas trocas de marchas estão muito mais rápidas e muito mais precisas.
Sua tecnologia permite operação 100% no modo Automatizado, inclusive em aclives com o veÃculo carregado.
Em caso de uma pane elétrica, entra em modo de emergência e automaticamente engata a 1ª marcha.
Apresenta 3 modos de operação: standard, economy e power off-road. Equipado de série com o auxÃlio de partida em rampa, proporcionando mais segurança e produtividade na operação.
Nova Tomada de Força
A tomada de força também foi otimizada. Seu tempo de acoplamento no câmbio está bem mais rápido, e sua velocidade angular está maior, permitindo mais rapidez no basculamento a uma menor rotação do motor (950 rpm), o que gera mais produtividade e economia de combustÃvel.
Freio Auxiliar Retarder
Retarder Voith oferece cerca de 900 cv de potência máxima de frenagem, mais segurança e menos manutenção na mineração.
Reduz em 70% o acionamento do freio de serviço e oferece maior velocidade média de trabalho.
Eixos Traseiros
Os eixos traseiros MB HD7 e HL7, são consagrados no mercado pela sua força, robustez e resistência, que confere ao Arocs uma maior força em arrancadas e permitiu um aumento na capacidade máxima de tração (CMT) para 150 toneladas, além dos intervalos de troca de óleo também estarem maiores